segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

"Do Título"

Bem... você, caro internauta, deve estar se perguntando: "Que raio de cravo é esse?" ... Já tava passando da hora de uma explicação! :)
Primeiramente, vamos falar do cravo ... não, não é a flor, muito menos aquele enfeitinho que colocam em cima de doce de festa! Nosso Cravo (com C maiúsculo!) é um instrumento da família das teclas, mas muito diferente do piano, tanto no tamanho (o Cravo é bem menor) quanto no som, já que as cordas do Cravo são beliscadas ao invés do percurtidas como no piano.
Explicado o cravo, vamos á pimenta!
Aqui fizemos um pequeno trocadilho com a famosa obra de Johann Sebastian Bach (1685 - 1750), " O Cravo Bem Temperado" composta de dois livros, escritos em 1722 e 1744, respectivamente. Conforme o próprio Bach, era uma obra para os jovens cravistas desejosos de aprender e para os mais experientes, como entretenimento. Cada livro tem 24 pares de prelúdios ( pequenas introduções) e fugas (um tema exposto por várias voses), que foram compostas nos 24 tons maiores e menores, porém, não foram muito aproveitadas na época de Bach. O título dado sugere que ele escreveu para um sistema de afinação bem temperado, de doze notas, no qual todas as notas soam em consonância (também conhecido como temperamento circular). O sistema oposto, nos dias de Bach, era o temperamento mesotônico nos quais as tonalidades com muitos acidentes na armadura soam fora do tom.
Como dito, a obra não teve muita repercussão na época, mas foi muito usada mais tarde por gênios como Beethoven.

Bom, de modo resumido é isso!!!
Espero ter esclarecido... Mais tarde, vamos disponibilizar umas músicas (inclusive as obras do Cravo)... é só resolver uns problemas técnicos com o plugin...

Obs.: Ah ... agradecimentos á Wikipedia ... =]

0 comentários:

Postar um comentário